Blog
Aprenda a Investir

Relatório Semanal do Mercado de Ações 02/05/22

A notícia mais importante da semana passada foi a compra do Twitter por Elon Musk, pelo valor de $44 bilhões. Se a transação se concretizar, será o segundo maior leveraged buyout (LBO - quando o comprador usa dinheiro e dívidas para financiar a operação) na história, apenas R$1 bilhão atrás da aquisição da Energy Future Holdings em 2007. Do ponto de vista macro, o FED irá decidir sobre a taxa de juros em 4 de maio, e investidores estão preocupados com novos lockdowns na China. 

Grandes companhias que publicarão seus números incluem: 

  • 2 de maio (Segunda Feira): Moody's (MCO), MGM (MGM)
  • 3 de maio (Terça Feira): Pfizer (PFE), S&P Global (SPGI), Airbnb (ABNB), Starbucks (SBUX), AIG (AIG), KKR & Co (KKR), Prudential Financial (PRU), Coca-Cola Bottling (COKE)
  • 4 de maio (Quarta Feira): Uber (UBER), Marriott (MAR), Moderna (MRNA), MetLife (MET), eBay (EBAY), Franco-Nevada (FNV)
  • 5 de maio (Quinta Feira): Shell (SHEL), Anheuser Busch (BUD), Shopify (SHOP), Ambev (ABEV), Motorola (MSI), Dropbox (DBX)
  • 6 de maio (Sexta Feira): Alibaba (BABA)

O QUE ESTÁ QUENTE

  • Dólar. A força da moeda americana está em seu maior nível nos últimos 20 anos. O “dollar index”, que mede a performance da moeda contra outras seis moedas (como o euro e a libra), subiu 12% no último ano. O mercado espera que o FED seja mais agressivo que outros bancos centrais no aumento de juros e na política monetária mais restritiva. Com juros mais altos, investidores trocam suas posições denominadas em moeda local por posições denominadas em dólar. 
  • UBS (UBS). O banco suíço teve seu melhor primeiro trimestre desde 2007, com os ganhos da mesa de operações mais do que compensando uma performance ruim da divisão de gestão de grandes fortunas. O banco anunciou lucro de $2,7bn, 19% a mais do que no mesmo período em 2021, e acima dos $2,4bn esperados pelos analistas. 
  • Enphase Energy (ENPH). A fornecedora de sistemas para energia solar valorizou 7,72% em 27 de abril, depois de reportar vendas recordes no valor de $441 milhões. O lucro por ação de $0,79 foi 19,8% acima do esperado, que era $0,67. A Enphase está aumentando sua atuação na Europa, por conta de aumento de demanda por energia solar “decorrente do aumento do preço de energia e maior adoção de veículos elétricos”. 
  • META (FB). As ações da Meta subiram 17,59% em 28 de abril, depois do anúncio de resultados melhores do que o esperado. A receita veio menor do que o consenso - $27,91bn versus uma expectativa de $28,2bn. Contudo, o lucro por ação de $2,72 foi 16% maior do que Wall Street estimava. 

O QUE NÃO ESTÁ

  • Elon Musk e o Twitter. Em 25 de abril o Twitter (TWTR) aceitou a oferta de $44bn feita por Elon Musk, depois de uma reunião do conselho no fim de semana. A ação subiu 5,66% no dia, embora tenha caído -3,91% em 26 de abril e -2,09% em 27 de abril. O mercado ainda não tem certeza como Elon Musk irá financiar a proposta, e as ações do Twitter estão sendo negociadas a $49, um desconto de 9,5% sobre o valor de $54,20 da oferta. 
  • Tesla (TSLA). A montadora sentiu os efeitos colaterais da oferta de Musk pelo Twitter. As ações caíram -10,2% desde 21 de abril, depois de uma queda de -12,18% apenas em 26 de abril. Elon Musk dará $62,5bn em ações da Tesla como garantia aos empréstimos bancários previstos na oferta de compra. Além disso, investidores estão preocupados que a Tesla irá receber menos atenção. Musk já é CEO da Tesla e da SpaceX, além de ser dono de diversas outras empresas. Ele já deixou claro que quer ser um gestor ativo no Twitter. Podem ser muitos pratos para girar, mesmo para o homem mais rico do mundo. 
  • Lockdowns na China. Pequim pode entrar em lockdown depois de autoridades sanitárias destacarem o "grave" aumento em casos de Covid-19, o que levou à maior venda de ações chinesas desde fevereiro de 2020. O CSI 300, principal índice chinês, caiu quase -5% em 25 de abril. Pequim reportou apenas 41 novos casos entre 23 e 24 de abril, mas o governo está adotando uma política "zero Covid". Lockdowns na China devem impactar as cadeias de suprimento no mundo todo, o que diminui o crescimento econômico e leva a mais inflação. Ações chinesas se recuperaram ao longo da semana, e se investidores desejam se expor a elas duas opções populares são o iShares MSCI China ETF (MCHI) e o SPDR S&P China ETF (GXC).
  • HSBC (HSBC). O lucro antes dos impostos do banco foi de $4,2bn, $1,6bn abaixo do mesmo período em 2021, apesar de acima das expectativas de mercado, que eram de $3,7bn. O HSBC citou a crise imobiliária na China e a guerra na Rússia como principais fatores. O banco é uma das poucas instituições que ainda não saiu da Rússia, e ainda mantém 200 funcionários no país. Suas ADRs listadas na NYSE caíram -7,84% em 26 de abril. 

O QUE ESPERAR

  • Bitcoin (BTC) e Ether (ETH). O bitcoin está segurando o nível de $39,300 depois de perder os $40,000. De acordo com William Suberg, o bitcoin ainda não reagiu à desaceleração do U.S. dollar index (DXY) - o índice e a criptomoeda geralmente possuem uma correlação inversa. Contudo, Michaël van de Poppe acredita que o bitcoin está "pronto para um grande movimento de impulso". Para o Ethereum, "o preço novamente caiu abaixo da EMA de 20 dias ($3.014), indicando que os ursos continuam vendendo quando o preço sobe até esse nível", de acordo com Rakesh Upadhyay. Os traders devem continuar atentos, conforme os ursos tentam derrubar os preços até o nível de $2.450 e os touros miram os $3.200, sem clareza de quem está no controle. 
  • Câmbio (USD/BRL). A taxa de câmbio subiu 8% entre 21 e 28 de abril. O dólar está ganhando força em relação a todas as moedas do mundo - ele ganhou 11% sobre o euro nos últimos 12 meses e 12% sobre o iene nas últimas 6 semanas. O câmbio será volátil nas próximas semanas - por um lado, a alta taxa de juros no Brasil torna o real mais forte, por outro o capital mundial procurando segurança naturalmente migra para os Estados Unidos. Então é muito importante para os brasileiros fazerem investimentos enquanto o dólar está baixo, já que nesses momentos os aportes valem mais em dólar. 
  • Lockdowns na China. Investidores devem se atentar aos próximos movimentos da China em relação aos lockdowns. A política “zero Covid” do país pode causar grande dano econômico. Por exemplo, navios estão esperando 8,9 dias para trocar de carga no porto de Xangai, um aumento de 162% em relação a 12 de março. Apesar de os casos estarem diminuindo, as autoridades ainda estão aplicando restrições dentro das cidades e controlando o tráfego entre elas. Pequim estima um crescimento de 5,5% para 2022, o menor nível em três décadas. 
  • Calendário Econômico. O evento econômico mais importante semana que vem é a decisão do FED sobre a nova taxa de juros em 4 de maio. O FED provavelmente irá aumentar a taxa de juros em 0,5%, em um esforço para conter a inflação. Isso tem impacto direto nas empresas de tecnologia e na atividade econômica em geral. Outros indicadores econômicos importantes são o JOLTs Jobs Openings em 3 de maio, o estoque de petróleo em 4 de maio, o número de pedidos de seguro desemprego em 5 de maio e a taxa de desemprego em 6 de maio. 

DIVIDENDOS

Empresas que irão aumentar seus dividendos essa semana

  • Companhia Paranaense de Energia (ELP), de $0.07 para $0.537, ex-date em 02/05
  • Banco Bradesco (BBD), de $0.028 para $0.04, ex-date em 03/05
  • Delek Logistics Partners (DKL), de $0.9750 para $0.98, ex-date em 04/05
  • NextEra Energy Partners (NEP), de $0.7075 para $0.7325, ex-date em 04/05
  • Hess Midstream (HESM), de $0.5170 para $0.5490, ex-date em 04/05
  • Alliance Resource Partners (ARLP), de $0.25 para $0.35, ex-date em 05/05
  • Energy Transfer (ET), de $0.1750 para $0.20, ex-date em 06/05
  • Ameriprise Financial (AMP), de $1.13 para $1.25, ex-date em 06/05
  • Continental Resources (CLR), de $0.23 para $0.28, ex-date em 06/05

Principais datas ex-dividendo essa semana

A data ex-dividendo é a data na qual a ação começa a ser negociada sem um dividendo ou distribuição declarados. Ou seja, você precisa ser dono da ação naquela data para receber os dividendos. 

Terça Feira (03/05) - Anheuser Busch (BUD)

Sexta Feira (06/05) - Moelis & Co (MC)

Sobre a Passfolio

A Passfolio é uma fintech de São Francisco que, por meio de sua empresa de serviços financeiros dos Estados Unidos registrada na SEC e sua corretora registrada na FINRA, fornece acesso rápido, acessível e seguro a investimentos em ações da Nasdaq, criptomoedas e contas correntes nos EUA.

Fique por dentro.

Assine nossa newsletter para ficar por cima das novidades e notícias do mercado financeiro.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Internacionalize sua Vida Financeira

Abra sua conta gratuita em minutos e dolarize-se hoje mesmo. A Passfolio te dá acesso a um cartão internacional em dólar, a investimentos no EUA e a criptomoedas.
Mais artigos
Postagens recentes de educação

Como é Possível Gerar Juros Sobre o seu Saldo no PassEarn?

PassEarn é o novo serviço da Passfolio que possibilita 4% de rendimento anual a todo usuário (Annual Percentage Yield - APY) e 5% APY a usuários Pro. Ainda, investidores de MOBI podem ter até 15% de bônus com uma opção de ser pago 25% mais juros se optarem por receber em MOBI! É como mágica! Mas muitos querem saber: como exatamente é possível um APY tão alto?
right arrow icon

O que são Ofertas Públicas Iniciais (IPOs)?

Geralmente, as empresas inicialmente são listadas em bolsas de valores por meio de Ofertas Públicas Iniciais (IPOs) como forma de levantar capital para seus negócios. O processo de uma empresa se tornar listada publicamente dá aos investidores privados a oportunidade de lucrar com seu trabalho árduo. Também dá ao público em geral a oportunidade de comprar ações da empresa e adquirir uma participação no negócio.
right arrow icon

Relatório Semanal do Mercado (22/08/2022)

As bolsas de valores andaram de lado com sinais mistos vindo da economia e dos resultados corporativos. No momento da redação deste artigo, o Nasdaq Composite caía -0,63% na semana entre 15 e 19 de agosto, e o S&P 500 subia 0,08%. Do lado econômico, uma inflação recorde no Reino Unido preocupa os investidores - sua taxa de inflação atingiu 10,1% em julho, acima de 10% pela primeira vez em 40 anos. E a taxa de construção de novas casas nos EUA caiu para seu nível mais baixo desde o início de 2021, caindo 9,6% mês a mês. No lado corporativo, dados mistos de varejistas provocaram volatilidade nos mercados.
right arrow icon

Novas criptomoedas adicionadas a conta Passfolio

Immutable X (IMX), Biconomy (BICO), IoTeX (IOTX), e PlayDapp (PLA) são as mais novas criptomoedas adicionadas na conta Passfolio! Conheça um pouco mais sobre cada uma.
right arrow icon

Tudo o que você precisa saber sobre nossas taxas

Investir com transparência é o nosso lema e sabemos que cada centavo importa na hora de encontrar a melhor oportunidade de expandir sua vida financeira. É por isso que na Passfolio sempre mostramos nossas taxas e detalhamos abaixo tudo o que você precisa saber ao investir seu dinheiro conosco.
right arrow icon

Como Economizar em Compras nos EUA? Conheça o PassCard!

Já imaginou economizar tanto em IOF quanto em spread em suas compras e viagens ao exterior? A Passfolio criou o PassCard exatamente para que você possa aproveitar mais e gastar menos! Veja o nosso último vídeo e descubra como usar a Passfolio torna a sua viagem ou compra no exterior muito mais barata e prática!
right arrow icon

Estamos mudando nossas taxas para melhor atender você, a partir de 1º de julho.

Ao longo dos últimos 3 anos, protagonizamos o movimento de democratização de acesso a investimentos nos Estados Unidos, atingindo mais de 400 mil pessoas no mundo todo. Com um time enxuto e talentoso, construímos um produto acessível, atendendo múltiplas nacionalidades e moedas.‍ Nosso futuro não será diferente — seguimos trabalhando incansavelmente para atender a demanda por produtos financeiros dolarizados sem tarifas abusivas, sempre pautados na transparência.‍ Contudo, devido ao mercado, para que possamos continuar atendendo você e nosso produto seguir melhorando, alteramos a forma como cobramos nossas taxas.
right arrow icon

Minha Mãe Dolarizada! — Dia das Mães com Presente em Dobro

💐 Em homenagem a elas, que nos fizeram quem somos hoje, neste dia das mães o presente dela sai em dobro. 💐 10% de desconto em toda operação de câmbio e concorra a US$ 100 de presente nosso para ela!
right arrow icon

Como é Possível Gerar Juros Sobre o seu Saldo no PassEarn?

PassEarn é o novo serviço da Passfolio que possibilita 4% de rendimento anual a todo usuário (Annual Percentage Yield - APY) e 5% APY a usuários Pro. Ainda, investidores de MOBI podem ter até 15% de bônus com uma opção de ser pago 25% mais juros se optarem por receber em MOBI! É como mágica! Mas muitos querem saber: como exatamente é possível um APY tão alto?
right arrow icon

Invista 10% de Cada Salário

A inflação está alta e os grandes bancos ao redor do mundo prevêem que continue a tendência é continuar subindo. Nós te ajudamos a evitar pressões inflacionárias a partir de uma gama de oportunidades de investimentos que podem te ajudar a aumentar seu capital.
right arrow icon

Relatório Semanal do Mercado de Ações 02/05/22

A notícia mais importante da semana passada foi a compra do Twitter por Elon Musk, pelo valor de $44 bilhões. Se a transação se concretizar, será o segundo maior leveraged buyout (LBO - quando o comprador usa dinheiro e dívidas para financiar a operação) na história, apenas R$1 bilhão atrás da aquisição da Energy Future Holdings em 2007.
right arrow icon

Saque do FGTS: veja como fazer seu dinheiro render no exterior

Caixa iniciou no dia 20 de abril a liberação extraordinária de até R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Confira agora como investir esse valor.
right arrow icon

Elon Musk compra Twitter por $44 bilhões

Depois de uma curta batalha, a oferta de Elon Musk para comprar o Twitter (TWTR) por $44 bilhões, ou $54,20 por ação, foi aceita. O prêmio é de 8,8% sobre o valor atual de $49,80. 
right arrow icon

Atualização do Mercado de Cripto Ativos 29/04/2022

BTC conseguiu retomar acima da resistência dos $40.000 pela primeira vez na semana.
right arrow icon

Ouro Líquido: Um Resumo de Setor Petrolífero Durante Períodos de Instabilidade Política

O ouro negro proveniente de antigas formações geológicas - mundialmente conhecido como petróleo, teve mais uma vez lugar de destaque nos noticiários mundo afora.
right arrow icon

Relatório Semanal do Mercado de Ações 27/04/22

O aumento na taxa de juros e a redução da velocidade de compra de ativos pelos bancos centrais ainda são as maiores forças no mercado agora.
right arrow icon

O que são Ofertas Públicas Iniciais (IPOs)?

Geralmente, as empresas inicialmente são listadas em bolsas de valores por meio de Ofertas Públicas Iniciais (IPOs) como forma de levantar capital para seus negócios. O processo de uma empresa se tornar listada publicamente dá aos investidores privados a oportunidade de lucrar com seu trabalho árduo. Também dá ao público em geral a oportunidade de comprar ações da empresa e adquirir uma participação no negócio.
right arrow icon

Relatório Semanal de Mercado (05/09/2022)

A última semana de cada mês pode ser mais volátil do que a média, pois os investidores correm para reequilibrar seus portfólios. Não foi diferente em agosto - o VIX, índice que mede a volatilidade esperada nos mercados, subiu de 20 para 26, apenas para cair quase -10% na sexta-feira. Os mercados caíram - o S&P 500 estava em -1,25% semanalmente no momento da redação deste artigo, e o Nasdaq estava em -1,98%.
right arrow icon

Você deve considerar BDRs ou comprar ações dos EUA diretamente? Descubra mais.

Desde 2020, as regras para investir em BDRs mudaram. Antes, os BDRs eram acessíveis apenas a investidores qualificados, que tinham mais de R$ 1 milhão investidos, mas hoje podem ser adquiridos por quase qualquer pessoa.
right arrow icon

Novas criptomoedas adicionadas a conta Passfolio

Immutable X (IMX), Biconomy (BICO), IoTeX (IOTX), e PlayDapp (PLA) são as mais novas criptomoedas adicionadas na conta Passfolio! Conheça um pouco mais sobre cada uma.
right arrow icon